Casa De Luxo

Loading...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Renovar o seu Deck

Aprenda a renovar o deck e
 deixar sua área de lazer ainda
mais requintada e charmosa

 


Muito usado para revestir a área que fica ao redor das piscinas, entre outras utilidades, o deque de madeira dá um ar requintado e charmoso às construções. Deve-se considerar, no entanto, que ele exige uma série de cuidados para a sua conservação, mesmo quando feito de material resistente.

A sua constante exposição às agressões do tempo,
como a radiação UV,por exemplo,
 assim como as chuvas e o vento, podem desgastar a madeira,
deixando-a com um aspecto envelhecido e até mesmo desleixado.

Se esse desgaste excessivo pode ser percebido no deque da sua casa ou prédio, a boa notícia é que o trabalho de “rejuvenescimento” pode ser feito por você mesmo, de maneira prática e consideravelmente rápida. Para isso, basta lançar mão de produtos modernos, que facilitam a vida do bricolador!

Veja abaixo o passo a passo de um trabalho de remoção e cobertura feito em um deque que ocupa uma área de 100 m² na cobertura de um prédio localizado na capital paulista. 

Material:


 5 bombonas (5 l) de removedor de stain e tintas a óleo em geral. Uma bombona rende 18 a 24 m².
4 bombonas (5 l) de clareador e neutralizador de superfícies de madeira. Uma bombona rende 20 a 25 m².
5 galões (3,6 l) de stain preservativo com proteção solar. Um galão rende cerca de 54 a 72 m².
Lona plástica.
Fita adesiva.
Escova de nylon.
2 bacias grandes de plástico.
Luvas de Borracha.
Mangueira.
Trincha.


PASSO 1
Antes de iniciar o trabalho, a área em torno do deque foi
isolada com lona plástica e fita adesiva.
Esse cuidado é importante para evitar que as pedras ou outros
materiais que contornam o deque manchem

PASSO 2
Ao invés de jogar o primeiro produto, o removedor, diretamente sobre o deque, é recomendável colocá-lo primeiramente em uma bacia de plástico. Isso ajudará a evitar o seu desperdício e não deixará que boa parte dele caia entre os vãos da madeira.

PASSO 3
Com a ajuda de uma mangueira, o deque foi inteiramente umedecido para receber o removedor, que é utilizado para extrair a cobertura antiga.

PASSO 4
Para facilitar a aplicação do removedor, é melhor trabalhar trechos de 2 a 4 m² de cada vez, que devem ficar totalmente cobertos pelo produto. A área trabalhada também deve permanecer úmida o tempo todo, por isso, deixe uma bacia com água sempre por perto e jogue um pouquinho de água caso perceba que o trecho está ficando ressecado. Finalizada a aplicação no trecho,
 espere de 15 a 20 minutos para o produto reagir.
Passado esse período,use a escova de nylon para realizar uma esfregação intensa na madeira,
de forma que a cobertura antiga seja toda removida.
O processo de remoção leva de dois a três minutos por trecho.

PASSO 5
Terminada a remoção, lave bem a área com a mangueira, de forma que a antiga cobertura seja totalmente removida. Com a superfície ainda úmida, é hora de aplicar o clareador, produto que neutraliza a ação do removedor, elimina possíveis manchas e ainda devolve à madeira o seu tom original. Para aplicá-lo, coloque-o em uma bacia limpa e seca e use uma escova de nylon para espalhá-lo. Ele deve agir durante 15 minutos. Na foto é possível perceber como ficou o deck depois de a remoção ter sido totalmente finalizada.

PASSO 6
Após a ação do clareador, lave bem a região com água limpa. Depois, é só deixar a madeira secar bem, o que pode levar de 24 a 48 horas. Para oferecer um novo acabamento ao deque, utilizou-se o stain preservativo com proteção solar, que é recomendado especialmente para as superfícies com alta exposição ao sol. Para passar o produto, use uma trincha de cerdas macias no sentido dos veios da madeira. São necessárias três demãos e cada uma leva cerca de 12 horas para secar. O acabamento com o stain realça a cor e disfarça as imperfeições.
Créditos:

Este passo a passo foi gentilmente cedido pela Montana Química S.A:

Nenhum comentário:

Postar um comentário